Manutenção de Inversores de frequência multimarcas

Por que mesmo com o motor parado existe corrente no motor?

No modo vetorial (P202=3 ou 4) ao desabilitar o motor, ele irá desacelerar até a velocidade zero e permanecerá com corrente de magnetização (corrente a vazio). Isto mantém o motor com fluxo nominal para que na próxima partida se tenha uma resposta rápida;

Para motores autoventilados com corrente a vazio maior que 1/3 (um terço) da corrente nominal (normalmente motores menores que 10 cv), é recomendável que o motor não permaneça muito tempo parado nessa corrente, devido ao possível sobreaquecimento;

Para desabilitar a corrente de magnetização recomenda-se atuar no comando “Habilita Geral” (quando o motor estiver parado), o qual irá zerar a corrente no motor quando houver a desabilitação;

Outra maneira de desabilitar a corrente de magnetização com o motor parado, é programar o P211 em 1 (lógica de parada ativa), isso para os modos de controle vetorial sensorless e vetorial com encoder;

Somente para o modo de controle vetorial com encoder, outra opção é programar P181 em 1 (modo de magnetização);

Se a corrente de magnetização é desabilitada com o motor parado, haverá um atraso na aceleração do motor enquanto o fluxo é estabelecido.

05 de Novembro de 2015

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